top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Caroline Filier Beloto

Bloqueio do benefício previdenciário para empréstimos consignados

Atualizado: 13 de mai. de 2022


Bloqueio do benefício previdenciário para empréstimos consignados

Atualmente, muitos beneficiários do INSS se deparam com o desconto de empréstimos consignados em seus benefícios sem seu devido consentimento.


Para evitar esse tipo de fraude o site "Meu INSS" disponibilizou uma ferramenta de bloqueio para impedir que empréstimos sejam realizados em nome do beneficiário de forma indevida. Explico aqui, como fazer o pedido do bloqueio pela plataforma "Meu INSS".


O que é o “bloqueio” e como pedir

É a ferramenta que o INSS disponibilizou para impedir fraudes e descontos indevidos no benefício previdenciário.

Para fazer a solicitação desse “bloqueio” não é necessário o comparecimento a uma Agência da Previdência Social. Basta acessar o site ou o aplicativo “Meu INSS”.


Após realizar o login com o CPF do beneficiário e senha, buscar na “lupa” a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”, em seguida, será obrigatório preencher os dados solicitados pelo site/aplicativo e finalizar a solicitação.


O sistema exigirá o número do benefício e este, pode ser encontrado na “Carta de Concessão”, também encontrada no site/aplicativo, ou no item “Meus Benefícios”.


O benefício fica bloqueado por tempo indeterminado, mas caso resolva contratar um empréstimo no futuro, basta fazer o mesmo procedimento do bloqueio para desbloquear.


Mas atenção: se o benefício foi concedido em tempo inferior há 90 dias, será necessário aguardar o prazo mínimo de 30 dias a partir do primeiro pagamento para solicitar o empréstimo e, se o benefício foi transferido para outro local, por exemplo, um banco diferente, deve-se aguardar 60 dias para realizar essa solicitação.


E, se você ainda tem dúvidas se existe algum empréstimo consignado em seu benefício é só buscar na lupa do site/aplicativo por “Extrato de Empréstimo”, informar o número do seu benefício e em seguida abrirá um documento constando todas as informações necessárias, como número de empréstimo, nome da instituição financeira e valor do empréstimo.



*Texto escrito por Caroline Filier Beloto





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page